quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

QIMRAM valida trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto

O projecto Quadros Interactivos Multimédia (QIM) na RAM continua a decorrer nas escolas, e vem apresentando resultados interessantes ao nível da utilização do QIM e da produção de conteúdos interactivos.
Estão envolvidas escolas dos vários níveis de ensino, nomeadamente escolas secundárias, escolas de 2º e 3º Ciclos e escolas do 1º Ciclo e pré-escolar (QIMINIS).
O projecto QIMRAM (a partir do 1º Ciclo) vem sendo alvo de permanente observação e análise visando provê-lo das melhores condições de intervenção e apoio às escolas e professores envolvidos.
Neste sentido, procuramos munir o projecto de valor acrescentado, tornando-o tão interessante e estimulante quanto possível e é neste contexto que se enquadra o desenho metodológico desenvolvido para 2010.
Assim, a metodologia orientadora do QIMRAM assenta nos seguintes pressupostos:
Uma vez concretizado o processo de adesão ao Projecto, será ministrada formação certificada de 50 horas (regime b-Learning), em Quadros Interactivos Multimédia, a cerca de dez elementos de cada equipa de escola (EE) (em função do número de vagas disponíveis na oficina de formação), ficando a orientação dos restantes elementos a cargo do CE e da EE com frequência positiva da formação.
Após a formação inicial e no decurso do Projecto, deve ser realizada uma reunião semanal, coordenada pelo CE. Estas reuniões têm a figura de oficina de formação validada em Produção de Recursos Didácticos Interactivos, com duração de 25 horas (1 unidade de crédito), cumulativamente com a produção de, pelo menos, seis recursos educativos para QIM.
A actividade central a desenvolver é a criação de recursos didácticos e sua aplicação em contexto de aula. Desta forma, cada professor deve criar um recurso por mês e aplicá-lo em contexto de aula, apresentando, posteriormente, os resultados pedagógicos na reunião semanal de acompanhamento. Aqui, são analisadas e registadas as técnicas e metodologias que revelaram melhores resultados práticos, devendo servir de orientação para futura criação de recursos educativos, por parte dos professores.
Os recursos desenvolvidos pelas equipas de escola devem ser disponibilizados da seguinte forma:
QIMRAM: Na plataforma de trabalho do projecto, na área de Trabalhos do respectivo grupo-escola, alojada em http://ctic.educatic.info/ (acesso restrito aos professores do projecto), para controlo do projecto;
Escola: a nível interno em espaço virtual de acesso restrito, ficando disponível aos professores da escola;
BOA: devem ser colocados na Bolsa de Objectos de Aprendizagem BOA-RAM, alojado em http://www.boa-ram.net/, ficando disponíveis para aquisição por parte dos professores da RAM.
Importa sublinhar que o objectivo do projecto é promover a inovação educacional, a utilização do QIM e o trabalho colaborativo; desta forma, pretende-se aplicar o know-how e experiência dos professores a nível pedagógico e desenvolver competências de utilização de ferramentas tecnológicas, ao invés de transformar o professor num produtor especializado de conteúdos didácticos.
No ensino pré-escolar decorre, também, o sub-projecto QIMINIS que, passada a fase inicial de formação de educadores, já se encontra nas escolas, onde é disponibilizado, a cada instituição participante, um QIM em dois momentos de uma semana cada, proporcionando a sua utilização em formato experimental e permitindo, assim, a experimentação da tecnologia a educadores e alunos.
Resta informar que a coordenação do projecto QIMRAM pretende estimular a adesão ao projecto por parte das escolas. Assente neste objectivo foram tomadas as seguintes opções estratégicas:
Criação de uma comunidade de trabalho de acesso restrito aos participantes no projecto, alojada em http://ctic.educatic.info/;
Disponibilização de pequenos tutoriais sobre as funcionalidades dos diferentes QIM;
Sugestões e ideias sobre a criação de recursos e estruturação de aulas para utilização do QIM;
Acompanhamento do projecto, registo e divulgação de boas práticas, através da colaboração entre professores e equipa coordenadora;
Reformulação da plataforma de comunicação para a qual serão importados os contactos dos membros da actual comunidade http://quadrosinteractivosram.ning.com/ (em desenvolvimento)
Fonte: Educatic

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